APRESENTAÇÃO


O I SePPEC expressa a confluência de estudos desenvolvidos ao longo do semestre letivo 2011.2, nas disciplinas de Fundamentos Históricos da Educação e no Grupo PET/Pedagogia, acerca da educação escolar brasileira, norteados pela consideração das relações recíprocas entre as formas assumidas pela  organização escolar e as concepções político-pedagógicas que as fundamentam.

Mais especificamente, o Seminário discute as contribuições, ao processo de construção da escola pública no Brasil, de correntes do pensamento pedagógico cuja influência pode ser evidenciada nos diversos momentos da história da educação em nosso país, enfatizando o escolanovismo, a pedagogia histórico-crítica e o neoliberalismo.

Pela relevância política dessa discussão, neste momento histórico de predominância do neopragmatismo e do neoprodutivismo, o I SePPEC pretende constituir-se como um espaço de aprofundamento teórico e de articulação de estudantes dos cursos de formação para o magistério, pesquisadores, organizações sindicais e trabalhadores da educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário